Após naufrágio de duas embarcações, 30 imigrantes morrem e 200 são resgatados na costa da Líbia

Após naufrágio de duas embarcações, 30 imigrantes morrem e 200 são resgatados na costa da Líbia

25 de novembro de 2017 0 Por Correio VP

Sobreviventes foram levados à Base Naval de Trípoli, onde as autoridades da Líbia forneceram água, comida e cuidados médicos.

Mais de 30 imigrantes morreram e outros 200 foram resgatados neste sábado (25) após o naufrágio de duas embarcações ao largo da costa da Líbia, de acordo com a Marinha líbia.

A Guarda Costeira líbia realizou duas operações de resgate ao largo de Garaboulli (60 km a leste de Trípoli), informou o coronel Abou Ajila Abdelbarri, chefe da Guarda Costeira em Trípoli.

“Quando chegamos no local, descobrimos um primeiro bote inflável afundado onde várias pessoas se agarravam”, explicou.

“Conseguimos salvar 60 pessoas e recuperar 31 corpos de água”, disse ele.

Em torno do segundo bote, havia “140 sobreviventes”, acrescentou, sem especificar se há passageiros desaparecidos.

“As condições climáticas parecem propícias ao envio de imigrantes para as costas europeias a bordo de embarcações perigosas”, que lutam para chegar ao seu destino, indicou.

De acordo com o comandante Nasser al-Gammoudi, “75% do (primeiro) bote afundou”.

“Por mais de cinco horas buscamos outros sobreviventes (…) Então, atraídos por gritos, fomos capazes de resgatar uma mulher”, disse ele.

Os sobreviventes foram levados à Base Naval de Trípoli, onde as autoridades da Líbia forneceram água e comida, bem como cuidados médicos.

Os imigrantes interceptados ou resgatados pelos guardas costeiros da Líbia geralmente são detidos em centros de detenção para repatriação para seus países de origem, mas o tempo de espera às vezes é longo e ocorre em condições deploráveis.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/apos-naufragio-de-duas-embarcacoes-30-imigrantes-morrem-e-200-sao-resgatados-na-costa-da-libia.ghtml