1ª Conferência Municipal de Educação de Rio do Pires – Tema “A Consolidação do Sistema Nacional e Plano Nacional de Educação”

1ª Conferência Municipal de Educação de Rio do Pires – Tema “A Consolidação do Sistema Nacional e Plano Nacional de Educação”

27 de novembro de 2017 0 Por Correio VP

 

 Em um momento histórico para o município, o auditório da Câmara Municipal ficou lotado para a I Conferência Municipal de Educação, realizada nesta segunda feria (27) dás 7 as 12h. O evento foi realizado pela Prefeitura de Rio do Pires, através do Conselho Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Educação,…e teve por objetivo concluir as etapas de elaboração dos Plano Municipal de Educação (PME) e PNE do município. A abertura da conferência, que teve uma programação inicial, com a acolhida e momento cultural, com apresentação das alunas do Colégio Estadual de Ibiajara e Escola Dep. Henrique Brito e um grande número de participantes, entre profissionais da educação, diretores coordenadores, comunidade escolar e representantes da Secretaria de Educação do município, Secretário do Meio do Ambiente, Secretario de Transporte Escolar, Secretário de Agricultura, Secretario se Saúde e Secretário Assistência Social e o Secretário de Administração Aparecido Barbosa que representou o prefeito Vânio Santos e desejou aos conferencistas momentos ímpares na história da educação do município.
A Presidente do Conselho municipal de Educação…Tathiane Souza falou a respeito das diretrizes que serão definidas para a educação, para rede municipal, visado a melhoria da quilíade do ensino no munícipio – Esta é a nossa primeira conferência, e estou feliz em poder proporcionar a retomada das discussões na educação para a elaboração do plano municipal Aqui, a responsabilidade e muito importante por que serão desenvolvidos 8 eixos temáticos, que o participante deverá escolher no ato da conferencia além ser realizada a eleição dos delegados para a a Etapa Estadual da CONAE 2018– explicou …. Presidente do Conselho.
Durante a conferência foi Feita a leitura do Regimento Interno pela professora Renilda Maria da Silva, após a leitura do regimento foi ministrada as palestras pelo Professor Marcelo Antonio dos Santos e Zaid Souza. – A conferência é um grande desafio para o conselho, que coordena o PME E OU PNE. É um trabalho de parceria e foi realizado com muita transparência. Foram várias etapas de um esforço contínuo para chegar até aqui, a fim de que ele seja aprovado com um projeto de lei, que será encaminhado para a Câmara e se torne uma política educacional do município de Rio do Pires .

Foram votadas as propostas temáticas mais polêmicas, que envolvem questões relacionadas à infraestrutura das escolas; recursos materiais e pedagógicos adequados; espaços para práticas desportivas; formação específica dos docentes em exercício e dos demais profissionais da educação, além de outras questões necessárias para um atendimento de qualidade aos alunos do nosso município: Ensino Fundamental e Formação dos Profissionais da Educação…
As discussões foram intensas e proveitosas, mas não suficientes para a conclusão do PME. No encerramento da Conferência Municipal de Educação, uma Plenária Final com votação das proposições e eleição de delegados para a Etapa Estadual da CONAE 2018.
São essa e outras ações da administração municipal que vem transparecendo o envolvimento de alunos, professores, lideranças e da sociedade civil como um todo em um só objetivo que é a melhor quilíade no ensino de Rio do Pires, para que no amanhã tenha seus filhos e filhas com uma base solida e uma formação sócio cultural elevada, preparados para enfartar os desafios do mundo moderno e uma educação sempre em desenvolvimento.  

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna