Menus
RssFacebook
Selecionar Menu

Postado Por em mar 6, 2018 Categorias: Caturama, Correio V.P, Mundo, Outras Cidades, Paramirim, Rio do Pires, Vale do Paramirim | 0 Comentário

Confira programação da Vila Cidadã, área gratuita do Fórum Mundial da Água

Confira programação da Vila Cidadã, área gratuita do Fórum Mundial da Água

Confira programação da Vila Cidadã, área gratuita do Fórum Mundial da Água
Evento começa no dia 18 de março e reunirá 45 mil pessoas de 150 países. Brasília é a primeira cidade do hemisfério sul a recebê-lo. Abertura terá roda de conversa sobre crise hídrica
PG Pedro Grigori – Especial para o Correio


postado em 03/03/2018 12:04 / atualizado em 03/03/2018 12:32
(foto: Piso e estrutura dos locais que receberão o Fórum Mundial devem ficar prontos neste fim de semana )
(foto: Piso e estrutura dos locais que receberão o Fórum Mundial devem ficar prontos neste fim de semana )
Em 15 dias, Brasília se tornará o centro do debate sobre a água. A capital é a escolhida para ser a primeira cidade do hemisfério sul a receber o Fórum Mundial da Água, evento que pretende reunir mais de 45 mil pessoas vindas de 150 países. No estacionamento do Estádio Mané Garrincha, está sendo levantada a Vila Cidadã, espaço de entrada gratuita e aberto ao público, onde ocorrerá debates, seminários e exibição de filme e exposições sobre recursos hídricos. A estrutura tem mais de 12 mil m².

O evento é um dos maiores encontros internacionais que já ocorreram em Brasília. Reunirá chefes de Estado de mais de 10 países, além de mais de 100 ministros responsáveis por recursos hídricos. Para explicar a dimensão do evento, o diretor executivo do Fórum, Ricardo Andrade, o chamou de “Olimpíadas da Água”. “Reuniremos, em Brasília, os maiores especialistas do mundo sobre recursos hídricos, que trarão para a capital, que está vivendo uma crise de abastecimento, propostas de quem não está mais tratando a água como problema e, sim, como solução”, garantiu.

Continua depois da publicidade

SAIBA MAIS
21:40 – 01/03/2018
Fórum Mundial da Água: evento tem 7,5 mil inscritos confirmados
20:31 – 28/02/2018
Inscrições com desconto para o 8º Fórum Mundial da Água terminam hoje
O fórum ocorre também no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A edição brasileira é a primeira a contar com eventos gratuitos. Para participar, é necessário se cadastrar pelo site do evento até a próxima segunda-feira. O passaporte para as atividades pagas terá desconto de 50% para brasileiros e 80%, para estudantes. “Toda montagem está dentro dos cronogramas. Neste fim de semana, serão finalizados o piso e a estrutura dos espaços da Feira, Expo e da Vila Cidadã. Estamos concluindo também uma reforma no Centro de Convenções e, a partir da próxima semana, começaremos a montar os espaços internos”, adiantou o diretor executivo.

Inovação

A Avenida Olhos D’Água dá entrada para a Vila Cidadã, que será inaugurada um dia antes dos debates do fórum, no sábado, 17 março, e funcionará todos os dias, das 9h às 22h. A atração conta com fotografias de grandes rios do planeta. Dentro do local, o Mercado de Soluções apresentará mais de 60 experiências individuais ou comunitárias de diversas partes do mundo, relacionadas a boas práticas no uso da água. O objetivo é servir de inspiração aos visitantes.

Projeção da Avenida Olhos D’Água, na Vila Cidadã (foto: Divulgação/Fórum Mundial da Água)
Projeção da Avenida Olhos D’Água, na Vila Cidadã
(foto: Divulgação/Fórum Mundial da Água)

Durante todos os dias do evento, um cinema dentro da vila exibirá 18 longas e 25 curtas nacionais e estrangeiros com histórias que remetem à conservação e ao uso da água. Ao fim, o Green Film Festival premiará as melhores produções, com votos vindos do público e de um júri internacional.

Uma das principais atrações da Vila Cidadã será um módulo do Museu do Amanhã, que trará do Rio de Janeiro recursos tecnológicos para que os visitantes sintam os efeitos climáticos provocados pelo aquecimento global. Além disso, o movimento Green Nation ocupará 2,7 mil m² da vila com nove instalações, tratando os temas água e sustentabilidade por meio de experiências interativas e sensoriais. Espaços como o da instalação Submarino farão o público imergir ao fundo do mar, tendo contato com a fauna e a flora marinhas.

A crise hídrica do Distrito Federal será tema da primeira roda de conversa na Vila Cidadã, no dia 18, às 14h30. Diretor presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, comanda o debate, e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) complementam a mesa. “Estamos confiantes de que tudo dará certo. A programação está sendo feita desde 2015 e passa pelos últimos retoques”, ressaltou Salles.

Confira a programação completa da Vila Cidadã

Anote

8º Fórum Mundial da Água

» Quando: 18 a 23 de março de 2018

» Debates: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

» Vila Cidadã: Estádio Nacional Mané Garrincha

» Inscrições e passaportes: worldwaterforum8.org/pt-br

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/03/03/interna_cidadesdf,663631/confira-programacao-da-vila-cidada-no-forum-mundial-da-agua.shtml

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *