Menus
RssFacebook
Selecionar Menu

Postado Por em mar 23, 2018 Categorias: Correio V.P | 0 Comentário

Dia 22 de março,  é comemorado o dia mundial da Agua!

Dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da Agua!

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Esta data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Em nossa região vivemos um drama que se arrasta por décadas onde com a construção da barragem do Zabumbão no município de Paramirim todos tínhamos a esperança de que a região seria beneficiada com a irrigação em um projeto que seria a redenção para Paramirim e região.

No entanto a barragem hoje serve apenas como caixa d’água sendo explorada pela EMBASA para nos vender água para os municípios de: Paramirim, Caturama, Botuporã, Tanque Novo e agora o governo insiste no projeto de construção de uma adutora, projeto esse que já gerou um grande conflito. Querem instalar uma adutora para levar água para mais cinco município: Macaúbas, Ibipitanga, Boquira, Oliveira dos Brejinhos  e entre outros onde sabemos que a capacidade da Barragem mal está suportando abastecer os municípios já atendidos.

O que nos revolta, é saber que temos uma via de escape que seria a construção de barragens, uma saída para crise hídrica em nossa região, a construção de barragens no município de Rio do Pires sobre o Rio da Caixa e outra e no rio Santo Onofre o que daria para atender a demanda dos cinco municípios em questão de abastecimento.

O governo estadual insiste no projeto da adutora tendo em vista os 150 milhões de reais que já estão disponíveis para o projeto e segundo informações podendo triplicar esse valor, chegando   a quase 500 milhões de reais, mais sabemos, que correremos o risco de flertar água em pouco tempo de instalação se acontecer dois três anos de seca. É lamentável.

Estamos fazendo a nossa parte no dia em que é comemorado o dia da água deixado mais uns registros de muitos em forma de protesto conta a construção da adutora e em favor da construção das barragens, pois temos a certeza que com a construção das barragens teremos água para todos e com adutora faltará agua par nós e para as futuras gerações.

Isaías Rodrigues de Lima –  Jornal Correio Vale do Paramirim Em 22 de março de 2018

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *