Palavra empenhada, promessa comprida. Inaugurado o Setor de Identificação Civil de Rio do Pires

Palavra empenhada, promessa comprida. Inaugurado o Setor de Identificação Civil de Rio do Pires

25 de abril de 2018 0 Por Correio VP

Cidadão riopirense, agora poderá adquirir sua Carteira de Identidade de forma mais rápida!

O Município de Rio do Pires, por meio do Setor de Identificação Civil, disponibilizará ao cidadão, a comodidade de adquirir  a sua primeira   carteira de identidade ou renová-la em seu município e em apenas 30 dias. Mais uma grande conquista da Administração  Municipal de Vânio e Dey: Governo da Ação e Transparência, com apoios decisivos da Câmara de Vereadores e  do Governo do Estado.

 O prefeito Vânio vem desenvolvendo um grande trabalho e conseguindo grandes benefícios para a população, onde  todos serão beneficiados. O posto de Identificação ora inaugurado, acabará com a antiga penitência da população que a anos    tinham que ir para outros municípios vizinhos e esperavam ate 120 dias para terem as suas carteiras de identidade,  e agora com apenas  30 dias terá seu documento em mãos.

A solenidade de Inauguração contou com a presença de dezenas de moradores da sede e da zona rural, bem como o Prefeito Vânio, do vice Dey, vereadores, secretários e lideranças.

Palavra do prefeito Vânio Santos: “Agradeço a presença de todos e a parceria do meu vice Dey. Esse posto que hoje entregamos para servir a população foi um resultado de uma luta muito intensa desde o início do meu mandato, fui em busca de apoio com deputados, na secretaria de segurança publica estávamos viabilizando  um SAC, mas a barracaria é muito grande, seria uma despesa muito grande para o município e após muita luta conseguimos  esse setor que irá diminuir  o sofrimento das pessoas em adquirir sua carteira  de Identidade, através de uma convênio  fechado com a Secretaria de Segurança Publica. Desde o meu trabalho a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, tenho sempre preocupado em servir os amigos, simplificar a vida do nosso povo e dos nossos irmãos riopiresnes. Afirmou Vânio     Discurso na integra na nosso página no facebook

Para conseguir qualquer  serviço, o cidadãos tem que ter em mãos documentos para sua  orientação. É importante que cada pessoa porte sempre consigo seus documentos de identificação, no entanto, é preciso mantê-los sempre atualizados.

Carteira de Identidade

A Carteira de Identidade é um dos documentos confeccionados, sendo que atualmente, várias pessoas passam anos sem renovar este documento. E o que muita gente não sabe é que o ideal é renovar o RG a cada 10 anos. Isso é um passo importante para quem quer evitar dor de cabeça e fraudes.

A legislação brasileira não estipula um prazo de validade para o documento, mas muitos órgãos exigem a renovação a cada dez anos, pois nesse período a pessoa pode ter mudado o estado civil (casado, divorciado, separado) ou mudado muito a fisionomia. A atualização do documento é necessária para fazer uma viagem internacional, ou até mesmo interestadual; requerer benefícios junto ao INSS; dar entrada ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação; empréstimos bancários; financiamentos; entre outros procedimentos.

Para solicitar a Carteira de Identidade, ou retirar a 2ª Via, é necessário estar munido da seguinte documentação: CPF, Certidão de Casamento ou Nascimento em bom estado de conservação, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. A 1ª via é gratuita, já a 2ª via tem um custo de R$ 34,97.

Carteira de Trabalho prefeito Vânio afirma que está na luta para conseguir trazer, além do cartório o órgão para que o povo de Rio do pires posa adquiri a carteia de trabalho no seu próprio munícipio.

Nos próximo anos Rio do Pires poderá ter o  serviço ofertado do encaminhamento da Carteira de Trabalho, que tem a principal finalidade de provar a relação de emprego, bem como informações relacionadas ao contrato de trabalho, dados para posterior utilização da Previdência Social, bem como as relações empregatícias e o tempo de duração.

Para encaminhar a Carteira de trabalho é gratuito, devendo o interessado em caso de emissão de primeira via apresentar documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data; município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão; além de CPF e comprovante de residência. Também é necessário comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado).

Já para emissão de segunda via, em caso de perda ou roubo, além dos documentos acima citados, também é necessário documento que comprove o número da via anterior; o Boletim de Ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio); e CTPS inutilizada/danificada (nos casos de 2ª via por inutilização).