Menus
RssFacebook
Selecionar Menu

Postado Por em dez 5, 2017 Categorias: Correio V.P, Curiosidades | 0 Comentário

POR QUÊ, ÀS VEZES, É POSSÍVEL VER A LUA DE MANHÃ?

POR QUÊ, ÀS VEZES, É POSSÍVEL VER A LUA DE MANHÃ?

Claramente a Lua é uma das obras naturais que as pessoas mais amam e admiram, né!? Podemos presenciá-la à noite quando ela brilha no céu. Dependendo da sua fase, ela fica encantadora e podemos ficar horas e horas apreciando o satélite natural. Mas, você já percebeu que vez ou outra podemos vê-la pela manhã? Também acontece de vermos a Lua até mesmo à tarde, no mesmo horário que o Sol está brilhando. Muitas pessoas questionam se isso é comum e se o satélite não deveria ficar visível apenas à noite. Se vocês também já se questionaram sobre isso, acompanhem a matéria

Isso é algo simples. A Lua está no céu o tempo todo. Ela pode ser vista a qualquer momento, dependendo da luminosidade do Sol, já que ela precisa da luz da estrela para brilhar. Quando o Sol está iluminando o lado oculto da Lua, não é possível vê-la nem durante o dia, nem durante a noite, como acontece na fase de Lua Nova. Durante a Lua cheia, ela só aparece no céu quando a noite cai. O astro aparece durante o dia graças a luminosidade do Sol nas fases minguante e crescente.

No período Minguante, a Lua pode ser vista pela manhã pois nasce logo após a cheia, à meia-noite. Ela permanece no céu por 12 horas. A Crescente só pode ser vista após o meio-dia, porque nasce nesse horário. A Lua fica iluminada em 50% de toda sua superfície também durante 12 horas.

Essa iluminação não acontece apenas por causa da reflexão solar. Deve-se levar em conta também o grau de inclinação dos raios do Sol. Isso acontece porque a cada dia a Lua nasce 48 minutos mais tarde do que no anterior. Conforme a posição da Lua em relação aos raios solares vai se alterando, modifica-se também suas fases e a hora em que ela aparece. Isso não é algo que acontece com tanta frequência, mas é bastante comum.

 

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/por-que-as-vezes-e-possivel-ver-lua-de-manha/

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *