DR. ORRELIO,NOSSO CONTERRANEO Não poderia passar in albis esse acontecimento, cujo personagem é o DR.ORRELIO JUSTiNIANO ROCHA..Filho ilustre de Paramirim, seus pais eram Dr.Aurelio Justiniano Rocha e D.Hilda Augusta da Silva Rocha ,aqui nasceu, criou, estudou nas Escolas das Profas. Francina e Natalia, prosseguindo seus estudos em Salvador. Optou pela carreira de Medicina, cuja vocação floresceu do próprio sangue.
O testemunho do velho Aurélio, aqui sozinho a exercer o sacerdócio de Hipócrates , nas "broncas plagas do sertão", como diz o historiador Pandiá Calógeras, salvando vidas com os parcos recursos científicos da época, especialmente, as Mães, a quem desvelava para vê-las embalar em seu regaço o ser a que elas geraram, fez brotar no coração de seus cinco filhos, o ministério caritativo , em prol desta gente sofrida. Seguindo as pegadas do pai, teve sobremaneira um trabalho promissor. Rumou-se para São Paulo, precisamente nas terras de Lins, e ali construiu a sua história. Simples e comunicativo como o foi , ganhou o coração de todo povo paulista, daquela terra que é também de Santo Antônio, Padroeiro Forte da terra onde ele nasceu, bem como da terra que o adotou!
Um dos passos que me fez admira'-lo mais foi que naquela terra onde marejou tantos anos, procurou integrar-se com seus inúmeros conterrâneos ali instalados, os quais o chamavam Dr Rocha .E esse Doutor que conquistou um povo, ingressou na política sadia de fazer o bem, galgando lugar no Legislativo e, agora, o Secretário de Saúde do Município. de l63.303 habitantes Para mim, a heroicidade de suas virtudes provou no serviço indistinto a todos que o procuravam e ele, com o coração oceânico ,tão sereno como as águas de nossa Barragem do Zabumbâo, acolhia e salvava! Neste dia, Deus levou-o para junto de Si e de lá ficará olhando para este Paramirim que recebeu incontáveis milagres daquele minúsculo consultório do velho Aurélio que para nós sempre foi um cantinho do céu ! Deus lhe pague!
Por Dr. Antônio Gilvandro Martins Neves
"SIT TIBI TERRA LEVIS."
Nenhum comentário:
Postar um comentário