A educação tal qual concebida hoje é muito aportuguesada, no sentido de valorar apenas os ideais da branquitude ,deixando a deriva os processos indenitários das minorias sociais, assim sendo da negritude! Reivindica-se o tempo todo por mudanças nos currículos escolares ...Destarte, nossa grade curricular é muito esbranquiçada é preciso injetar cor (es),levando se em consideração à diversidade cultural do meio em que vivemos e ao qual denominamos sociedade.
É preciso dar sentido à escola, é preciso que ela,a escola tenha sentido para o aluno, para que ele ñ abandone a ou corra este risco , trazendo, por assim dizer, a ideia de pertencimento e valorização indenitária, isto é um dos caminhos mais viáveis de uma escola inclusiva e para todos .
O Pérola Negra, intitulado Embaixador Criativo da Escola pelo instituto Alana que promove e fomenta o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes Brasil a fora ,vem por meio deste pedir as escolas, principalmente da Bacia do Paramirim, meu território de identidade e tanto quantos os que tiverem acesso ao escrito que introduzam nas suas redes estaduais e municipais de ensino, um olhar mais acurado e sensível em torno desta temática, para que ,em seus planejamentos do ano letivo de 2022 seja lembrada e trabalhada a partir dos diagnósticos encontrados e vivenciados em cada meio social e atentando, por assim dizer, no trabalho em "rede"!! M.N. técnica social macaubense!
Por Maria Nazaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário