terça-feira, 29 de novembro de 2022

Prefeitura Municipal de Érico Cardoso-Bahia Atos Oficiais: Pregão Eletrônico nº 042/2022

 






Blitz do Zá: Rivais na eleição, governo Zema e equipe de Lula discutem projetos de concessão


 por Fábio Zanini | Folhapress

Foto: Divulgação / Novo

O governo de Minas Gerais, comandado por Romeu Zema (Novo), e a equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terão nesta terça-feira (29) um primeiro contato para tratar de projetos no estado.
 

O secretário estadual de Infraestrutura, Fernando Marcato, deve se reunir na sede do governo de transição, em Brasília, com o coordenador do grupo que trata do tema, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG).
 

Na pauta, os leilões de concessão da Ceasa, empresa federal, e do Metrô de Belo Horizonte, administrado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), também controlada pela União. Ambos os pregões devem ocorrer em dezembro, ou seja, ainda no governo de Jair Bolsonaro, mas com a assinatura dos contratos prevista para acontecer em 2023, já sob Lula.
 

"Queremos que o governo de transição tome pé de tudo, porque o estado de Minas tem esses projetos como prioritários para trazer investimentos e melhorar a qualidade do serviço público", afirma Marcato. Apenas no caso do metrô, a estimativa é de investimento de R$ 8 bilhões num prazo de 30 anos, na manutenção e expansão da rede.
 

Nos últimos dias, representantes influentes da coligação vitoriosa de Lula, como o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) defenderam que o leilão do metrô seja ao menos adiado.

Marcato diz que mudanças neste momento mandariam um sinal ruim para o mercado, e afirma confiar no apoio de integrantes do entorno do presidente eleito que são entusiastas do modelo de concessão. "O próprio vice-presidente Geraldo Alckmin, quando governador de São Paulo, fez concessões de linhas de metrô. A lei das PPPs [Parcerias Público-Privadas] foi redigida pelo Fernando Haddad", afirma.
 

Desde a vitória de Lula, Zema, que foi um dos principais cabos eleitorais de Bolsonaro no país, tem feito acenos ao presidente eleito. Para o secretário, os gestos de aproximação são naturais. "Acabou a eleição. No dia seguinte que acaba, a gente trabalha junto", diz


https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/197948-rivais-na-eleicao-governo-zema-e-equipe-de-lula-discutem-projetos-de-concessao




segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Blitz do Zá: Atletas Caetiteense Brilham no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu em São Paulo









Aconteceu entre os dias 24 à 27 de Novembro, o CAMPEONATO MUNDIAL JIU JITSU ESPORTIVO, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE), no Ginásio Mauro Pinheiro, localizado ao Lado do Parque Ibirapuera no centro da cidade de São Paulo. O Evento contou com a participação dos melhores atletas de diversas partes do mundo, e como sempre, o Estado Baiano foi bem representado.


Este ano a Equipe Caetiteenses de Jiu Jitsu foi representando pelos atletas Caetiteenses: Vandilson Alves (Faixa Azul,Master 1), Salvador Pereira (Faixa Preta Master 3), Maria do Carmo (Faixa Azul Master 3) , Tarcísio Martins (Faixa Branca Adulto),  Ester Lavini ( Faixa Cinza Infantil A) e Davi Lucas (Faixa Cinza Infantil Mirim).  A equipe Caetiteense teve uma boa atuação no evento, conquistando assim 3 Medalhas de Bronze com os Atletas Vandilson Alves e Maria do Carmo. 


O evento contou com a participação de quase  6 mil inscritos entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, o Ginásio ficou cheio durante os cinco dias de competição com a presença marcante  do público Paulistano e de outras regiões que fora prestigiar o evento.


O evento contou com transmissão ao vivo pela plataforma YouTube da Confederação e teve cobertura das emissoras de TV locais.

O atleta Vandilson Alves enfrentou diversos adversários fortíssimos, conseguindo chegar até a semifinal, porém seu oponente acabou levando a vitória. Desta forma, o Caetiteense conquistou o Bronze na Categoria Master 1 Pesado.


Já a Atleta Maria do Carmo disputou o terceiro lugar com uma atleta Fortíssima, em que foram cinco minutos de luta frenético, no entanto sua adversária conseguiu passar par  final. Assim, a Atleta Caetiteense ficou com o bronze na categoria Master 3 Pesadíssimo. Já na modalidade Absoluto, a atleta finalizou sua oponente com um estrangulamento, chegando assim na semifinal. Logo depois enfrentou mais uma adversária, porém sua oponente levou a melhor e assim Maria do Carmo acabou ficando em 3° lugar e faturando mais uma  medalha de  Bronze.


A equipe Caetiteense de Jiu-jitsu agradeceu a todos os colaboradores, patrocinadores, amigos e colegas pelo apoio e incentivo ao esporte.


Parceiros do Esporte Regional


🇧🇷 Átomo Tomografia e Ressonância 

🇧🇷 Policlínica Provida 

🇧🇷 Laboratório Provida 

🇧🇷 Marcos Borracharia

🇧🇷 Beto da Pinga

🇧🇷 Casa Ramalho 

🇧🇷 Acuatec Piscinas

🇧🇷 Dr. Alex Araujo Médico Esportista

🇧🇷 Mercearia Santana 

🇧🇷 Professora Luciana Alves

🇧🇷 Hidráulicas Vanderlei 

🇧🇷 Fortiori Camisetas

🇧🇷 Prefeitura Municipal de Caetité

🇧🇷 Dr. Edgar Ortopedista 

🇧🇷 Dra. Katyara Fagundes 

🇧🇷 Fermoto

🇧🇷 Gilson Pintor

🇧🇷 Panificadora e Lanchonete Cardoso

🇧🇷 Supermercados Cruz

🇧🇷 Academia Charles Pereira

🇧🇷 Distribuidora de Água Ponto da Água 

🇧🇷 Marcelo do Gás 

🇧🇷 Advogada Fernanda Chaves

🇧🇷 Supermercado Nosso Lar

🇧🇷 Granfino Home Center

🇧🇷 Clínica Ergocenter

🇧🇷 Erik iPhone 

🇧🇷 Academia Inova Fitness 

🇧🇷 Daniel Lobo Fisioterapeuta 

🇧🇷 Caetité Suplementos 

🇧🇷 Sinal Telecom

🇧🇷 Ricardo Construções 

🇧🇷 Dr. Igor Mendes 

🇧🇷 2 Irmãos Pré-Moldados 

🇧🇷 Supermercado Verdão 

🇧🇷 Casa de Carne Soares

🇧🇷 Tapeçaria Lopes

🇧🇷 Vereador Léo Monteiro 

🇧🇷 Vereador Dé Axé 

🇧🇷 Vereador Jorge Ladeia

🇧🇷 Clínica Veterinária Hórus

🇧🇷 Luan do Paredão

🇧🇷 Sindserv

🇧🇷 Cresol

🇧🇷 Dr. Humberto Dias

🇧🇷 Dr. Gilgleima Bandeira

🇧🇷 NF molas 

🇧🇷 Empresa Embasa

🇧🇷 Oficina DN

🇧🇷 Alex Gerente da Academia Biocorpus

🇧🇷 Danilo Pinturas

🇧🇷 Erivelton Rocha

🇧🇷 Baleia Celular

🇧🇷 Dr. Acácio 

🇧🇷 Rafael Silveira

 Fonte: Vandilson Caetité-Bahia 

https://www.youtube.com/watch?


v=hLIM8D4QeWM&list=UULFze1Xw_IJfcD90qU1SZNNUw&index=52



Mãe e filha morrem após carreta carregada de cimento invadir casa na região da Chapada Diamantina; vídeo mostra acidente/Outras três pessoas ficaram feridas, foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Ituaçu.


 Por g1 BA e TV Bahia


Carreta carregada de cimento invade casa em Ituaçu, BA

Mãe e filha morreram após uma carreta carregada de cimento invadir a casa onde estavam, na tarde de domingo (27), na localidade conhecida como Barra da Estiva, na cidade de Ituaçu, região da Chapada Diamantina. Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento exato do acidente. [Veja no vídeo acima]


Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Daniela Barbosa Caires, 24 anos, e Júlia Sophia Barbosa, 6 anos. Outras três pessoas ficaram feridas, foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Ituaçu. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.



Mãe e filha morrem após carreta carregada de cimento invadir casa — Foto: Redes sociais



A Polícia Civil informou que esteve no local e começou a retirar os escombros com ajuda de moradores. O motorista foi ouvido na Delegacia Territorial (DT) de Ituaçu e liberado.


Mãe e filha morrem após carreta carregada de cimento invadir casa na região da Chapada Diamantina — Foto: Reprodução/Redes Sociais

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/11/28/acidente-com-carreta-deixa-mortos-e-feridos-na-regiao-da-chapada-diamantina.ghtml


https://www.youtube.com/watch?v=M3qMeRn6X6U&list=UULFze1Xw_IJfcD90qU1SZNNUw&index=52




Câmara Municipal de Caturama - Bahia Atos Oficiais: Empenho de despesa orçamentária.

 













quinta-feira, 24 de novembro de 2022

China tem recorde de casos de Covid, e propaganda pinta vírus como menos letal quinta-feira, 24/11/2022

 

por Igor Patrick | Folhapress

Foto: Reprodução / Gov.br

Ciente de que não deve conseguir conter os efeitos econômicos da política de Covid zero, que dá sinais cada vez mais consolidados de esgotamento, a China começa a explorar novas saídas para a flexibilização das restrições.
 

Se antes do congresso do Partido Comunista que deu ao líder Xi Jinping um inédito terceiro mandato a narrativa buscava mostrar que o país tinha vencido a doença, agora a máquina de propaganda foi instruída, por exemplo, a explicar que a ômicron e suas novas subvariantes são bem menos letais do que a cepa original detectada em Wuhan no final de 2019.
 

A estratégia é discutida em um momento em que a China assiste a uma nova onda forte de casos, com o recorde de 31.656 infecções registradas nesta quarta-feira (23), superando as 29.317 de 13 de abril. Em cidades como a capital, Pequim, há picos sucessivos de diagnósticos, e desde o fim de semana vêm sendo divulgadas as primeiras mortes pela doença em seis meses, ainda que pontuais --nesta quarta, houve uma, levando o total a 5.232 desde o começo da pandemia.
 

Nesse cenário visto como crítico, em que até hospitais de campanha voltaram a ser erguidos, discussões sobre uma flexibilização geral imediata soam fora de lugar, sob o risco de pressionar o sistema de saúde --estudos sugerem que a abertura completa poderia resultar na demanda de 5,8 milhões de leitos de UTI.
 

Mas, buscando financiar testes em massa e discutindo novos modelos de quarentena e lockdown, o país luta para minimizar o impacto econômico das medidas sanitárias, num ano em que o crescimento do PIB deve ficar abaixo da meta de 5,5%, já a mais baixa em décadas.
 

A reportagem conversou com fontes oficiais ligadas à gestão da pandemia, que pediram para permanecer anônimas por implicações profissionais e políticas. Elas apontam certa ansiedade para os próximos meses, com o regime esperando um inverno difícil. Há temores de uma explosão de casos no Ano-Novo Chinês, em 22 de janeiro --a data é considerada o maior fenômeno migratório do mundo, com milhões de pessoas se deslocando a suas cidades de origem para as festividades.
 

Mas elas relatam que o novo discurso já pode ser visto na cobertura da Copa do Mundo (da qual a China não participa). TVs estatais têm dado especial destaque às aglomerações de torcedores sem máscara no Qatar, reforçando que o mundo passa por um período de "pós-Covid".
 

A indicação de Li Shulei para ministro da propaganda, portanto, não é por acaso: ele é conhecido por ter sido bastante ativo no Weibo (espécie de Twitter local), onde vez ou outra criticava abertamente políticas públicas. Li foi orientado agora a reduzir o controle de informação e autorizar que internautas questionem, até certo grau, políticas locais de gestão da pandemia.
 

O futuro primeiro-ministro, Li Qiang, também será peça fundamental. A escolha do ex-secretário-geral do partido em Xangai causou surpresa para analistas, dada a forma desastrosa com que a cidade lidou com um surto entre março e abril. Um interlocutor, porém, diz que uma punição que chegou a ser especulada não aconteceu porque Li recebeu ordens do regime para tentar flexibilizações.
 

O Centro de Controle de Doenças em Xangai, em especial, teria sido instado a apenas iniciar um lockdown completo em casos extremos --com várias mortes ao dia e recursos hospitalares se esgotando. A estratégia deu errado, mas, como a orientação tinha partido de cima, ele foi poupado. Agora, sua tarefa será coordenar a retomada econômica, usando os erros de Xangai como exemplo do que não fazer.
 

A orientação é que agora fechamentos sejam localizados, em blocos residenciais ou distritos, em vez de grandes metrópoles inteiras. Testes em massa, feitos religiosamente nas principais cidades entre abril e agosto, foram reduzidos em vários pontos do país, e o período de quarentena para quem chega do exterior passou de duas semanas para oito dias (cinco em um hotel fechado e três em casa).
 

Segundo as autoridades consultadas pela reportagem, líderes locais haviam sido instruídos a controlar a doença a qualquer custo antes do congresso do PC, em outubro. Com isso, vários governos provinciais e municipais tiveram que tomar empréstimos para subsidiar testes PCR, centros de isolamento e salários. Agora, o cenário é outro e a estratégia se tornou financeiramente insustentável. Mesmo em Pequim o orçamento de saúde estaria esgotado, com exames sendo financiados por um fundo de emergência.
 

A bala de prata na contenção de casos com que o regime conta são as vacinas inaláveis da biofarmacêutica CanSino. De acordo com interlocutores, a nova geração de imunizantes é bem mais eficaz do que as vacinas tradicionais usadas hoje e foram testadas com sucesso em surtos recentes no Tibete e na região de Xinjiang.
 

Um desafio a transpor, contudo, é a fabricação considerada complicada e lenta, já que o novo imunizante não é compatível com as linhas de produção já instaladas. A disponibilidade também é ainda limitada --só para quem não tomou a terceira dose de reforço em Pequim e Xangai.
 

Embora discussões sobre uma possível reabertura do país estejam na mesa de autoridades do regime, quem mora na China não se mostra tão confiante nisso. Pesquisadora da Universidade Fudan, em Xangai, a professora Karin Vazquez diz que escuta esses rumores há três anos --e já não acredita em mudanças a curto prazo.
 

No início de novembro ela participou da CIIE, uma das principais feiras chinesas de importação, tradicionalmente frequentada por grandes empresários e funcionários do regime. Lá, ouviu mais sobre planos para sustentar o impacto econômico da Covid zero do que para acabar com a política.
 

"O governo tem falado de 'abertura econômica de alto nível', priorizando crescimento sustentável com investimentos em alta tecnologia e consumo doméstico em substituição ao modelo orientado para exportações que prevaleceu nos últimos anos", relata Vazquez, dizendo perceber um consenso em torno de crescimento menor a curto e médio prazos.
 

Ela destaca que o evento deste ano foi bem diferente do que o do ano passado. Se em 2021 o regime se mostrava confiante na resiliência da economia diante da pressão estrangeira para a saída de empresas do país, agora 29% das empresas entrevistadas reportaram queda na expectativa dos lucros e de 10% a 15% das multinacionais deixaram a China com destino ao Sudeste Asiático ou a seus países de origem.
 

"Muitas tiveram dificuldades na renovação dos vistos para funcionários expatriados, além de uma pressão maior para contratar mão de obra local", afirma. "A gente viu também uma série de empresas que conseguiram renovar licenças para permanecer funcionando. Vários empreendimentos locais faliram, incapazes de lidar com as dificuldades econômicas e com quase nenhum incentivo governamental."
 

Nesse cenário, setores como serviços e manufatura foram os mais prejudicados.
 

A gestão da pandemia também preocupa em nível pessoal. A gerente de projetos Eduarda Tamires Santos se formou em uma universidade chinesa em junho e decidiu se mudar para Guangzhou, no sul, que hoje vive um dos maiores surtos de Covid do país. Ela ficou três dias trancada no prédio onde vive após a descoberta de um caso positivo na vizinhança e agora lida com o fechamento de todo o distrito de Haizhu.
 

Com dificuldades para renovar o visto de residência e impedida de trabalhar presencialmente, Santos conta que a convivência entre os estrangeiros e os chineses no prédio se tornou mais complicada nas últimas semanas. Embora os locais, segundo ela, relutem a participar dos testes obrigatórios, são os estrangeiros os mais cobrados por "mais responsabilidade" em relação à Covid. Com isso, ela planeja deixar a China já no próximo ano.
 

"Lidar com essas restrições por um tempo tão longo pesa bastante. É muito difícil viver com restrição de mobilidade, é extremamente estressante ficar se preocupando o tempo todo se você pegou ou teve contato com alguém contaminado com o vírus --ou o que pode acontecer com você caso vá parar em uma quarentena centralizada."


 

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Blitz do Zá -VOCÊ ? SABIA MINÉRIO DE FERRO CVP anuncia grande descoberta na Bahia 09/08/2022

 


As estimativas, segundo a empresa, indicam a determinação de uma reserva de minério de ferro de classe mundial superior a 500 milhões de toneladas

A CVP (Companhia Vale do Paramirim) anuncia a descoberta, na Bahia, de uma jazida de minério de ferro magnetitito que, segundo o presidente da empresa, geólogo João Cavalcanti, é similar aos depósitos de Kiruna, na Suécia, que abastecem o parque siderúrgico da Europa desde o século XVIII. “Associados a esses depósitos, identificamos, durante os trabalhos de sondagem rotativa a diamante, realizados pela Geosol, corpos de sulfetos de Cobre (Cu) e de Zinco (Zn) disseminados em rochas metavulcânicas da Formação Novo Horizonte do Grupo Rio dos Remédios, sotopostas. Esses níveis de sulfetação chegam atingir 30m de espessura”, afirma Cavalcanti.  

Ele acrescenta que o Levantamento Geológico – Topográfico em escala de detalhe, com apoio de magnetometria terrestre acusou uma extensão da mineralização do magnetitito por quase 25km. “Estaremos desenvolvendo, a partir deste mês (agosto) um programa de mapeamento geológico – topográfico mais detalhado, com escavações de trincheiras e poços, acompanhado de um programa de sondagem com malha regular, objetivando a obtenção de amostras, testemunho de sondagem dos minérios de ferro e dos sulfetos, seguido de ensaios de caracterização metalúrgica nos laboratórios da Fundação Gorceix, sob a coordenação do Dr. Fernando José Gomes – Diretor de Projetos da referida instituição”. As estimativas, segundo ele, indicam a determinação de uma reserva de minério de ferro de classe mundial superior a 500 milhões de toneladas, com teores variando entre 40% a 60% Fe. “Os recursos de minério de cobre podem alcançar a casa de 100 milhões de toneladas, com teor variando de 0,15% a 3,00% Cu. As vias de escoamento do minério de ferro do tipo magnetitito e associados se baseia em correias transportadoras tubulares de longa distância denominados “Pipe Conveyor”. O minério transportado das unidades de beneficiamento (Ferro e Cobre) chegará a um pátio de armazenamento e carregamento apropriados para uso de vagões, no município de Brumado, os quais levarão os concentrados dos materiais (Ferro e de Cobre) através das Ferrovias (FCA e FIOL) para exportação via Porto Sul (Porto de Ilhéus) ou mesmo para o mercado interno (Polo Metalúrgico de Camaçari)”, explica Cavalcanti. Ele informa que o TUP - BAMIN está sendo construído pela ERG - Eurasian Resouces Group (companhia privada) e terá capacidade para receber navios de até 200m de comprimento e 18,3m de calado. 

O presidente da CVP diz ainda que a empresa está preparada para avançar em seus objetivos exploratórios, pois tem tem no seu quadro de profissionais geólogos, engenheiros-geólogos e engenheiros de minas, “oriundos de renomadas escolas do país, das universidades federais da UFBA (Bahia) , UFOP (Escola de Minas de Ouro Preto) e UFPEL (Rio Grande do Sul), que estão sendo preparados para atuarem como exploracionistas, com objetivo principal de localizar depósitos minerais de Classe Internacional, refletindo-se no portfólio da empresa, que já conta com uma variedade de minerais de alto consumo pelo setor industrial, tais como: Jazidas de Minério de Ferro (Insumo mais consumido pela humanidade); Alumínio (Segundo produto mais consumido pela humanidade); Cobre (Terceiro produto mais consumido); Zinco (de alta aplicação na indústria metalúrgica); Lítio ( de alta aplicação na indústria Eletromecânica – Baterias de carros elétricos); Filito Carbono Grafitoso (Produção de Grafeno – utilizado na produção de baterias); e metais especiais como Ouro e Prata. Ressaltamos que todos esses depósitos minerais relacionados, estão localizados na Provincia do Vale do Paramirim, Região Sudoeste do estado da Bahia, envolvendo 32 municípios, com população aproximada de 2,6 milhões de habitantes”, conclui.

https://www.brasilmineral.com.br/noticias/cvp-anuncia-grande-descoberta-na-bahia

https://www.youtube.com/watch?v=KrdnkgPeWx8&list=UULFze1Xw_IJfcD90qU1SZNNUw&index=20




terça-feira, 22 de novembro de 2022

Prefeitura Muncipal de Érico Cardoso-Bahia Atos Oficiais:ATAS DE REGISTRO DE PREÇO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - PREGÃO ELETRÔNICO N° 036-2022 - REGISTRO DE PREÇOS PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE MATERIAIS HIDRÁULICOS, ELÉTRICOS, METÁLICOS, PRÉMOLDADOS, DE ESGOTO E MATERIAIS DIVERSOS RELACIONADOS A CONSTRUÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE REFORMAS E MANUTENÇÕES NECESSÁRIOS PARA ATENDER AS DEMANDAS DO MUNICÍPIO DE ÉRICO CARDOSO

 














Câmara Municipal de Caturama-Bahia Atos Oficiais: RESULTADO DE JULGAMENTO DO PREGÃO PRESENCIAL nº 001-2022. ADJUDICAÇÃO/HOMOLOGAÇÃO

 








Câmara Municipal de Caturama - Bahia Atos Oficiais: Termo de Adjudicação /Professores de escolas públicas começam a recomendar uso de máscaras; orientação é da APLB

 









por Leonardo Costa


Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Com o aumento de casos de covid-19 na Bahia, escolas públicas começaram a recomendar o uso de máscaras. Ao Bahia Notícias, o coordenador-geral do Sindicato dos Professores da Bahia (APLB), Rui Oliveira, disse que a medida é uma questão de prudência. Uma audiência com o secretário de Educação da Bahia, Danilo de Melo, já foi solicitada pelo sindicato, para que um comunicado seja enviado aos diretores com a orientação. Falta menos de um mês para o fim do ano letivo. 

 

“Nós estamos pedindo ao governo estadual e aos governos municipais por precaução o uso de máscaras nas escolas públicas, para evitar a contaminação dos estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino. Já solicitamos na última semana uma audiência com o secretário de Educação e ela deve acontecer ainda até sexta-feira”, afirmou Rui Oliveira.

 

Em abril de 2022, com a queda na quantidade de pacientes com covid e a redução da taxa de transmissão da doença, o uso de máscara em espaços fechados, como salas de aula, deixou de ser obrigatório na Bahia.

 

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), na Semana Epidemiológica 46 (de 13/11/2022 até 19/11/2022) foram registrados 2.988 novos casos de Covid-19, o que corresponde a um aumento de 195,3% em relação à semana anterior, uma média de 1.260 casos ativos e 5 óbitos foram notificados. Até o momento, a pasta estadual não recomendou o uso de máscaras.

 

Na última semana, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para "o aumento do número de casos e a circulação de novas linhagens da variante Ômicron e informou que 21 unidades da federação registraram aumento no número de casos, com destaque para Maranhão, Sergipe, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Goiás, Roraima, Amapá, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/274745-professores-de-escolas-publicas-comecam-a-recomendar-uso-de-mascaras-orientacao-e-da-aplb






http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/riodopires/

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh4v8IG634UqSCJqXh7sRAuegbSUBUVnBzCUgVc4CFaP12E_bcTQZBx03V5i_UXBypbMMo1weMzKoViTMy58QHk7gsm8zSLhYfNqtXq4DRjiGjww84PHfgcEGE_EbXGQ1WZluj1mSX-hXTcQkHOMCt-Ou--O2f5akP3t3ereNxjlEXlihwA9b1GP5_0=s320

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISITADAS