quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Blitz do Zá: ENGENHO DE CANA DE AÇUCAR.

 


Inventado no Brasil Colônia, após a criação das Capitanias Hereditárias, era destinado à moagem da cana de açúcar, para a fabricação do AÇÚCAR e posteriormente, o fabrico da Aguardente, com a fermentação do mostro, após a destilação recebeu o nome nos dias atuais de CACHAÇA.
Na região do Vale do Rio Paramirim, o inicio do processo de fabricação do açúcar se dera nos idos de 1840, com pequena produção,  tendo em vista a dificuldade na aquisição e transporte das mudas da planta, para a produção. Iniciou-se o plantio nas margens dos Rio Paramirim, Rio do Morro do Fogo e do Rio da Barra, no Povoado de Água Quente, pelos fazendeiros Cel. Liberato José da Silva e Cel. José de Souza Spínola, daí a então denominação de  INDUSTRIAL VILA DE ÁGUA QUENTE .
O invento moedor, denominado de ENGENHO, era construído de madeiras nobres, especialmente de toras de árvores centenárias, denominada de AROEIRA. Esses ENGENHOS DE MADEIRAS, perduraram na Região até aos finas da década de 50, quando o Grande e visionário produtor rural LEOBINO JOSÉ RODRIGUES trouxera do interior do Estado de São Paulo os primeiros ENGENHOS DE FERRO fundido, revolucionando assim tal produção agrícola, derivando-se para a produção da RAPADURA, que se encontra até aos dias atuais, porém em pequena escala.

Presentes nessa Foto o Escritor Délio Martins e seu  neto João Gabriel Martins Spinola, ambos trineto e tetraneto do Cel. Liberato José da Silva e do Cel. José de Souza Spínola, os pioneiros da produção açucareira de Água Quente/Ba.

 Délio Martins 
 Escritor e Historiador


https://www.youtube.com/watch?v=8SSzYCgu6fM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/riodopires/

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh4v8IG634UqSCJqXh7sRAuegbSUBUVnBzCUgVc4CFaP12E_bcTQZBx03V5i_UXBypbMMo1weMzKoViTMy58QHk7gsm8zSLhYfNqtXq4DRjiGjww84PHfgcEGE_EbXGQ1WZluj1mSX-hXTcQkHOMCt-Ou--O2f5akP3t3ereNxjlEXlihwA9b1GP5_0=s320

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISITADAS