Instituto também divulgou alertas de ventos costeiros para municípios do extremo sul do estado e de baixa umidade para o oeste e Vale do São Francisco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (25), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para Salvador e 27 cidades que ficam na região metropolitana, Além do Recôncavo baiano. O comunicado é, válido até as 10h de quinta (26).
Para os municípios que estão sob alerta amarelo, pode ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, volume considerado elevado. Apesar disso, o risco de alagamentos e deslizamentos é baixo.
Em caso de emergências, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O Instituto também divulgou um alerta de ventos costeiros para cinco cidades localizadas no extremo sul do estado e de baixa umidade para 118 municípios que ficam no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco e na Chapada Diamantina.
De acordo com Giuliano Carlos do Nascimento, meteorologista da Defesa Civil de Salvador, as chuvas são provocadas por um fenômeno conhecido como "cavado".
💡 Os “cavados” são correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade. Apesar do nome pouco conhecido do público, os cavados são eventos comuns na meteorologia, ocorrem ao longo de vários meses do ano.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário