(KLEIN VISION)
O carro-avião híbrido, AirCar, está
equipado com um motor BMW e funciona com gasolina comum.
Seu criador, o professor Stefan Klein, disse que o veículo poderia voar
cerca de mil km, a uma altura de 2,5 mil metros, e já havia rodado 40 horas no
ar até agora.
O carro precisa de dois minutos e 15 segundos para se transformar em uma
aeronave.
Mas, ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não
consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e
aterrissagem.
Há grandes expectativas sobre o novo mercado de carros voadores, que há
muito tempo são anunciados na cultura popular como um marco visionário do
futuro.
Em 2019, o banco de investimentos Morgan Stanley previu que o setor
poderia alcançar um valor de US$ 1,5 trilhão em 2040.
E em um evento da indústria na terça-feira (29/6), o
presidente-executivo da Hyundai Motors Europe, Michael Cole, chamou o conceito
de "parte do nosso futuro".
Esse tipo de veículo é considerado uma solução potencial para os
problemas atuais de infraestruturas de transporte.
'Mercado enorme'
A empresa por trás da AirCar, a Klein Vision, diz que o protótipo levou
cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou "menos de 2 milhões de
euros" (R$ 11 milhões) em investimento.
Anton Rajac, consultor e investidor da Klein Vision, disse que se a
empresa pudesse atrair até mesmo uma pequena porcentagem das vendas globais de
companhias aéreas ou táxis, ela teria um enorme sucesso.
"Existem cerca de 40 mil pedidos de aeronaves apenas nos EUA",
disse ele.
"E se convertermos 5% desses pedidos para carro voador, temos um
mercado enorme."
'Realmente legal'
Stephen Wright, pesquisador-sênior de aeronaves da Universidade do Oeste
da Inglaterra, no Reino Unido, descreve o AirCar como "o filho de um
Bugatti Veyron com um Cesna 172".
"Tenho que admitir que isso parece muito bacana, mas tenho centenas
de perguntas sobre o processo de certificação", disse.
Com informações do site: BCC NEWS
www.ultimasnoticiasdobrasil.com
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