segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Blitz do Zá: O popular "Quinquinha", segundo informações, teve um princípio de infarto, mas está bem, apesar de ainda estar na fila de regulação para novos exames. / UTI


 O popular "Quinquinha", segundo informações, teve um princípio de infarto, mas está bem, apesar de ainda estar na fila de regulação para novos exames. Com isso, surge a necessidade de o prefeito e os vereadores se empenharem ainda mais na busca por uma UTI para Paramirim.  Quinquinha ficou bastante conhecido por ser uma figura carismática para uns e polêmica para outros, especialmente durante os períodos das eleições municipais de Paramirim. No entanto, ele é, na verdade, um ser humano lutador e que gosta de estar envolvido na resenha política.

Neste momento, não podemos mais focar no lado político da questão. Devemos nos unir em prol da restauração completa da saúde de Quinquinha, e, com isso, ele pode ser o símbolo de uma campanha para conseguir uma UTI para Paramirim. Atualmente, já temos hospitais bem estruturados, com médicos renomados e outros recém-formados, que desempenham suas funções com louvor, salvando vidas. Contudo, neste caso específico, tanto os médicos quanto os políticos locais, incluindo o prefeito e os vereadores, estão sendo incapazes de conseguir uma vaga de UTI com a urgência necessária.

A demora está ocorrendo devido à parte técnica do SUS, que utiliza uma lista de regulação com critérios de prioridade, como a idade dos pacientes. Ou seja, se houver dois ou mais pacientes necessitando de uma UTI, será feita uma seleção baseada na faixa etária. Se uma pessoa de 40 anos e outra de 70 anos estiverem na lista, certamente o paciente de 40 anos será atendido primeiro. Isso é um absurdo, pois muitas pessoas acabam perdendo suas vidas devido à falta de leitos de UTI, e o governo ainda gasta enormes quantias com festas e outras despesas que poderiam ser diminuídas, ou até cortadas, por um certo período, para que os recursos sejam investidos na construção de leitos de UTI.

Isso não é um problema exclusivo de Paramirim, mas também de cidades vizinhas, como Érico Cardoso, Caturama e outras cidades pequenas, que gastam grandes quantias com festas, mas não têm UTIs para salvar vidas. Fica aqui o alerta aos políticos locais e regionais, para que se unam em força, assim como através do consórcio da Bacia do Paramirim, que já tem se mostrado bastante atuante, realizando grandes ações. É necessário também que os municípios da Bacia do Paramirim, incluindo Paramirim, sejam incluídos na lista de prioridades para a criação de leitos de UTI.

Neste momento, torcemos para que o quadro de Quinquinha não se agrave e que ele receba o tratamento necessário com urgência.

Por Isaías -Zá




Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/riodopires/

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh4v8IG634UqSCJqXh7sRAuegbSUBUVnBzCUgVc4CFaP12E_bcTQZBx03V5i_UXBypbMMo1weMzKoViTMy58QHk7gsm8zSLhYfNqtXq4DRjiGjww84PHfgcEGE_EbXGQ1WZluj1mSX-hXTcQkHOMCt-Ou--O2f5akP3t3ereNxjlEXlihwA9b1GP5_0=s320

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISITADAS