A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma no calendário cristão, que é o período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Esse dia é chamado assim porque, tradicionalmente, as pessoas recebiam cinzas na cabeça como um símbolo de arrependimento e humildade. As cinzas eram originadas da queima das palmeiras usadas no Domingo de Ramos do ano anterior.
Esse período de Quaresma é uma época de reflexão, oração, jejum e penitência, em preparação para a celebração da Páscoa. A Quarta-feira de Cinzas ocorre após o Carnaval, ou seja, marca o fim das festividades e o início de um tempo mais introspectivo e religioso.
Quermesse:
A quermesse é uma festa tradicionalmente realizada nas igrejas, geralmente para arrecadar fundos para a manutenção de obras e atividades religiosas. Ela costuma ser uma celebração com barracas de comidas típicas, brincadeiras e música, além de outros entretenimentos. As quermesses acontecem em várias épocas do ano, mas muitas vezes são realizadas durante a Quaresma ou em festas religiosas de santos.
A relação entre a Quarta-feira de Cinzas e as quermesses pode ser vista no contexto de que, após o fim das festas de Carnaval (que acontecem até a terça-feira), as quermesses podem ser uma maneira de as comunidades se reunirem para celebrar e, ao mesmo tempo, colaborar com as atividades da igreja ou com a caridade, como parte da vivência religiosa do período da Quaresma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário