sexta-feira, 6 de junho de 2025

UPB e Caixa orientam e esclarecem dúvidas dos gestores para seleção do Minha Casa Minha Vida em municípios de até 50 mil habitantes Orientação apresentou as regras da portaria Nº483/2025

 

Prefeitos, prefeitas e equipes técnicas das prefeituras participaram nesta terça-feira (3) da orientação

 técnica da Caixa e da União dos Municípios da Bahia (UPB) para seleção do Programa Minha Casa, 

Minha Vida, direcionada a municípios com menos de 50 mil habitantes. O evento realizado na sede da

 UPB, em Salvador, reuniu mais de 350 participantes e esclareceu dúvidas sobre a Portaria MCID

 Nº 483, de 19 de maio de 2025, que traz as regras para a contratação de 2.004 unidades

 habitacionais para as cidades da Bahia.

O processo de seleção já foi iniciado com a apresentação de propostas na Plataforma Transferegov.

 Essa etapa segue até a próxima sexta-feira, 6 de junho. “A UPB está atenta para ajudar os prefeitos e

 prefeitas. Nós temos uma oportunidade muito grande. A gente vai trabalhar para não perder uma casa

 sequer e permitir que aqueles municípios que tenham famílias em áreas de risco ou sem condições de ter 

a casa própria, sejam contemplados e a gente possa ter realizado esse sonho da população”, afirmou 

o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

O superintendente de Rede da Caixa, Sâmio Cássio Carvalho Melo, destacou a importância da 

orientação. “Tem muitos prefeitos que ainda precisam de esclarecimento, saber como é que funciona 

a modalidade, como cadastrar e qual é a função da Caixa. Então, o importante é, como a gente fala 

no popular, desenrolar, ajudar os prefeitos a cadastrar as propostas e de sanar todas as dúvidas”.

Sâmio Melo também lembrou que alguns municípios estão com cláusulas suspensivas e precisam 

ser sanadas. A Caixa disponibilizou uma equipe para atendimento individualizado aos gestores nos

 gabinetes da UPB durante o turno da tarde do evento. “A gente já tem uma parceria muito forte 

com a UPB, o presidente Wilson procurou a gente e vamos dar todo o apoio do ponto de vista 

de esclarecimento, de orientação para que eles não consigam perder um centavo sequer desses

 recursos para construir as casas”, reforçou.

A UPB também disponibilizou técnicos da Coordenação de Engenharia e Arquitetura e da sua 

Coordenação de Captação de Recursos para dar apoio técnico aos gestores sobre o projeto básico,

 escolha do terreno, e itens do Kit FNHIS.

Para iniciar o processo de seleção, o gestor deve apresentar propostas, na forma de carta consulta, na

 Plataforma Transferegov até 6 de junho, em conformidade com a Portaria do Ministério das Cidades

 Nº 483, de 19 de maio de 2025. Em até 60 dias, o Ministério das Cidades divulgará a relação das 

propostas selecionadas, que seguirão para contratação, em prazo não superior a 30 dias após a divulgação

 de sua seleção.

As propostas devem observar:

Limite mínimo:

4 unidades;

Limite máximo:

20 unidades para municípios até 25 mil habitantes;

40 unidades para municípios maior que 25 mil e até 50 mil habitantes;

 

Acesse o link KIT assistência MCMV

De acordo com o Ministério das Cidades, a meta ofertada por unidade foi estabelecida de forma 

proporcional ao déficit habitacional e para famílias com renda mensal até um salário mínimo. As

 contratações, com subsídios, serão bancadas com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse

 Social (FNHIS).

https://upb.org.br/2025/06/03/upb-e-caixa-orientam-e-esclarecem-duvidas-dos-gestores-para-selecao-do-minha-casa-minha-vida-em-municipios-de-ate-50-mil-habitantes/

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