Fechado há mais de 20 anos para reforma, o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, se prepara para reabrir as portas ao público. A previsão é para o segundo semestre de 2025, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), mas ainda sem data definida. Veja o que esperar!
Museu do Recôncavo na Bahia
O museu fica no antigo Engenho da Freguesia, em um casarão colonial do século XVIII, tombado como patrimônio nacional desde 1944. São 55 cômodos distribuídos em quatro pavimentos, com um acervo de mais de 200 peças que ajudam a contar a história do Brasil Colônia.
Na época, a economia da região girava em torno da exploração da cana-de-açúcar, e o acervo reúne mobiliário, vestuário, objetos decorativos e de arte sacra do período, que dão dimensão da vida luxuosa dos senhores de engenho.
O museu foi inaugurado em 1971 e leva o nome de Wanderley Pinho, um dos herdeiros da propriedade, historiador, professor e político que desenvolveu parte do trabalho de preservação da história do local. Foi fechado em 2000, mas as obras de revitalização só tiveram início em 2020, com investimento de R$ 27 milhões.
Candeias fica a 51 km do centro histórico de Salvador. O município tem tradição histórica e religiosa, com destaque para a arquitetura de igrejas coloniais. O turismo também se apoia no litoral da Baía de Todos-os-Santos, com vilas de pescadores no entorno.
Visitar Candeias pode ser uma alternativa para os viajantes que querem curtir uma atmosfera diferente da agitada capital baiana. E você, já esteve em outras cidades do Recôncavo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário