A secretaria de Saúde, juntamente com as vigilâncias vem realizando todas as medidas possíveis para minimizar a proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI em nosso município.
Dentre as ações que vem sendo realizadas estão: as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias para verificação dos quintais; aplicação de produto fornecido pelo ESTADO, reuniões com a equipe de limpeza da cidade para traçar novas adequações de coleta de lixo, elaboração de vídeo e folder para conscientização da população quanto ao descarte correto de seu lixo e conscientização da população para averiguação constante em seus quintais, principalmente em tempos chuvosos.
Além disso, a Secretária de Saúde vem realizando todas as medidas possíveis para conseguir o carro fumacê como a notificação dos casos, realização de exame sorológico para diagnóstico da doença e elaboração de relatórios dos casos que são enviados a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) com o intuito de intensificar a necessidade do carro fumacê em nossa cidade. No entanto, nem todos que apresentam os sintomas da doença procuram a Unidade de Saúde para atendimento, dessa forma, este paciente não é notificado, procedimento este fundamental para que o Estado tenha conhecimento do número de casos do munícipio.
Porém, devido a dificuldade da liberação do carro fumacê, a Secretaria de Saúde realizou a compra de duas máquinas de efeito fumacê e o técnico da Vigilância de Boquira veio realizar o treinamento dos agentes para aplicação do produto nas áreas mais crítica, no entanto, o ESTADO não tinha quantidade suficiente do mesmo. A vigilância Epidemiológica do município entrou em contato com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) solicitando nova remessa do produto.
Foram também contratadas algumas pessoas para auxiliar os AGENTES nas notificações de terrenos que precisam ser limpo e realizado também reuniões frequentes com os profissionais envolvidos para traçar planos de ações com o intuito de minimizar a proliferação do mosquito.
Entretanto, é importante ressaltar, que não é DEVER somente da Secretaria de Saúde em realizar ações de combate ao mosquito, mas a POPULAÇÃO também tem um papel fundamental como a realização de uma varredura em seu quintal para acabar com os focos do vetor, realizar o descarte correto de seu lixo, aos proprietários de terrenos que realizem a limpeza do mesmo e aos donos de piscinas abandonadas que faça o fechamento para evitar o acúmulo de água parada.
O município vem também realizando uma Campanha (Rio do Pires Bem Limpa) com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Departamento de Limpeza Pública, afim, de conscientizar a população a realizar o descarte adequado de seu lixo, dentro do horário da coleta para que o mesmo seja recolhido também de forma apropriada, medidas estas que contribuem para a não proliferação do mosquito.
Géssica Thais de Assis
Coordenadora de Vigilância Sanitária Municipal
Nenhum comentário:
Postar um comentário