quinta-feira, 22 de maio de 2025

Comunicadores do interior da Bahia se mobilizam para criar associação de blogs e sites /"O poder da imprensa — tanto de jornais quanto de blogs — não pode ser subestimado. É necessário haver mais união, pois uma andorinha só não faz verão."Por Isaías-Zá

"Blogueiros, radialistas e comunicadores sociais dos quatro cantos da Bahia estão se unindo para fortalecer a representatividade dos veículos de comunicação do interior. Nesta quinta-feira (22/05), a Comissão Provisória do grupo Campanha GOV.BA se reuniu virtualmente para deliberar sobre uma pauta conjunta de reivindicações voltadas aos portais e sites regionais.


A Bahia, com seus 417 municípios, conta com mais de 3 mil formadores de opinião que diariamente alimentam a população com informações locais e regionais — conteúdo essencial para a democracia, o desenvolvimento e a cidadania.


Entre os pontos debatidos, está a criação de uma associação de sites do interior da Bahia, que terá como objetivo representar institucionalmente os interesses dos comunicadores locais, dar visibilidade ao seu trabalho e garantir mais diálogo com o Governo do Estado.


 O consenso, no entanto, é claro: os sites do interior são estratégicos e continuam sendo fundamentais para a comunicação pública e social da Bahia.


O poder da comunicação local não pode ser ignorado.

Nós, que vivemos da comunicação — como jornais, blogs e portais que editamos e mantemos com conteúdos relevantes — temos um papel fundamental na defesa da sociedade, atuando com firmeza no jornalismo local e regional.

Mesmo com a falta de apoio e sem a estrutura das grandes mídias, seguimos como referência em nossas regiões, na Bahia, no Brasil e até no mundo, graças à internet, que nos dá voz e alcance. No entanto, o que não podemos mais aceitar é a discriminação e a falta de oportunidade de ter contratos com os governos estadual e federal.

Além disso, há casos em que veículos que já possuem contratos enfrentam atrasos de até seis meses nos pagamentos, o que torna inviável manter as despesas, especialmente para os comunicadores que dependem exclusivamente desses contratos para divulgar ações institucionais dos governos.

Na Bahia, por exemplo, muitos sites e blogs estão com dificuldades para arcar com os custos de operação enquanto aguardam os repasses. É urgente que se reconheça a importância da imprensa regional e independente, com respeito, valorização e compromisso por parte das instituições públicas.

Por Isaías -Zá Site: www.correiovp.com.br    -

https://www.facebook.com/100043510839251/videos/1792210861544831 - 

https://www.instagram.com/insights/media/3487698302718922679/

https://www.tiktok.com/@isaias.rodrigues093/video/7506890994160274694




Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/riodopires/

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh4v8IG634UqSCJqXh7sRAuegbSUBUVnBzCUgVc4CFaP12E_bcTQZBx03V5i_UXBypbMMo1weMzKoViTMy58QHk7gsm8zSLhYfNqtXq4DRjiGjww84PHfgcEGE_EbXGQ1WZluj1mSX-hXTcQkHOMCt-Ou--O2f5akP3t3ereNxjlEXlihwA9b1GP5_0=s320

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISITADAS