terça-feira, 23 de setembro de 2025

đŸŒč AniversĂĄrio de 91 anos da minha mĂŁe, D. Neonila CapĂ­tulo 1 – D. Neonila e seus 9 filhos vivos


"Uma mĂŁe Ă© para dez filhos, mas nove filhos nĂŁo estĂŁo sendo para uma mĂŁe."

Hoje minha mĂŁe completa 91 anos de vida, mas infelizmente nĂŁo podemos oferecer a ela a grande e merecida festa que sempre fizemos ao longo dos anos. O motivo sĂŁo as turbulĂȘncias em sua saĂșde, o delicado processo cirĂșrgico que enfrentou e, alĂ©m disso, os dramas familiares, a desuniĂŁo entre irmĂŁos e uma verdadeira batalha emocional.

Temos lutado diariamente para dar a ela conforto, um lugar de paz e qualidade de vida, onde tenha liberdade para receber seus filhos, netos, irmãos na fé, vizinhos e conhecidos. Por ser muito querida, muitos perguntam onde ela estå, sem saber ao certo o que tem acontecido com D. Nila.

Ainda não posso expor todas as verdades, mas jå estamos buscando a Justiça para que chame a maioria dos filhos à responsabilidade. Hoje, de 14 filhos, 9 estão vivos. Porém, apenas alguns demonstram a verdadeira preocupação em dar carinho, cuidado e desejar realmente o bem da nossa mãe. Outros preferem apenas levå-la a um abrigo, para reduzir custos, ou simplesmente não contribuem com nada, alegando que ela pode muito bem viver apenas com o seu salårio de R$ 1.500.00(mil e queintos reais).

Mas basta fazer uma conta rĂĄpida: uma senhora de 91 anos, que usa diversos medicamentos para o coração, sofre com cĂąncer de pele inicial, Alzheimer ,varizes, pressĂŁo alta e outros problemas de saĂșde. Recentemente passou por uma cirurgia milagrosa, depois que uma hĂ©rnia estourou e obstruiu parte do seu intestino, que precisou ser retirado. Hoje, ela perdeu a sensibilidade, depende do uso de fraldas geriĂĄtricas vĂĄrias vezes ao dia e precisa de dois cuidadores, um para o dia e outro para a noite. 24hs

Minha irmã Ester, mesmo trabalhando, tem se desdobrado para cuidar dela com muito esforço. Eu, minha irmã Ana e alguns poucos ajudamos no que podemos. Outros irmãos até passam alguns dias, mas se recusam a contribuir financeiramente para manter os cuidados necessårios.

Ou seja: sĂŁo 9 filhos, e a responsabilidade deve ser dividida igualmente. Minha mĂŁe merece ter uma vida digna nos seus Ășltimos dias aqui na Terra. Por isso rogo a Deus que a Justiça aja em seu favor, chamando todos os filhos Ă  responsabilidade de contribuir, conforme a capacidade financeira de cada um, e provem na Justiça suas alegaçÔes.

Gostaria de estar apenas dando os parabéns como sempre fiz, mas estou triste ao ver que, apesar de ter sua casa, minha mãe não teve a paz necessåria para viver e receber seus filhos e netos. Dentro do próprio lar, ainda enfrenta um problema grave: a presença de uma pessoa com transtornos mentais que também necessita de cuidados, mas que tem causado conflitos. Além disso, um irmão, com apoio de uma aliança, tenta se apoderar da casa alegando jå ter 60% do imóvel, mesmo com minha mãe ainda em vida.

Enfim, Ă© um drama familiar que infelizmente precisamos trazer Ă  tona, para que vizinhos e autoridades competentes tenham conhecimento da real situação e nĂŁo façam julgamentos precipitados. Que busquem nos autos do processo e vejam a verdade sobre a vida de D. Neonila, que ainda luta com força para sobreviver e ter seu canto, sua liberdade e a dignidade de viver seus Ășltimos dias em paz.

✍️ Desabafo e apelo de IsaĂ­as Rodrigues de Lima-ZĂĄ 


Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

http://ba.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/riodopires/

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh4v8IG634UqSCJqXh7sRAuegbSUBUVnBzCUgVc4CFaP12E_bcTQZBx03V5i_UXBypbMMo1weMzKoViTMy58QHk7gsm8zSLhYfNqtXq4DRjiGjww84PHfgcEGE_EbXGQ1WZluj1mSX-hXTcQkHOMCt-Ou--O2f5akP3t3ereNxjlEXlihwA9b1GP5_0=s320

CONFIRA AS MATÉRIAS MAIS VISITADAS