Cerca de 30 mil pessoas devem ocupar as ruas do Centro Antigo de Salvador para acompanhar as atividades da Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece de 09 a 13 de agosto na capital baiana. Ao todo são 220 convidados que compõem as mais de 60 atividades oficiais do evento. Gratuita e aberta ao público, a Flipelô será palco de uma programação diversificada, que envolve saraus, debates, encontros, oficinas literárias, apresentações teatrais, leituras dramáticas, exibições de vídeo e shows musicais, com atividades que atendem aos públicos adulto e infanto-juvenil.
Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Festa conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura e Instituto CCR, através da Lei Rouanet e com apoio da CCR Metrô Bahia, em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura. A produção está a cargo da Maré Produções Culturais e correalização do Sesc, contando com apoio do Shopping da Bahia.
A SecultBA promove uma programação paralela e integrada durante a festa. Entre os destaques, o grande amigo Carybé marcará presença no evento com a exposição 100x100 Carybé Ilustra Amado, que estará aberta à visitação na Galeria Solar do Ferrão, por todo período da festa. A Casa 12, no Largo do Pelourinho, recebe exposições como Vida e Histórias de Jorge Amado, grafitada por Denissena, e os projetos Memórias de Leitura, Mapa da Palavra e Grafias Eletrônicas. A escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho participa de duas ações, uma conferência sobre seu mais recente livro, Deus Dará, na quinta-feira, 10, às 18h30, na Arena SESC Pelourinho, e de uma Roda de Conversas com Escritores Baianos, sábado, 15h, no CFA Pelourinho. O Terreiro de Jesus terá uma extensa programação voltada para o público infanto-juvenil, entre os dias 10 e 13 de agosto, das 9h às 17h.
Nomes premiados: A literatura brasileira contemporânea tem espaço garantido na festa. Os premiados Franklin Carvalho e Marcio Ribeiro Leite, ganhadores do Sesc de Literatura 2016 e 2008, respectivamente, participam do bate-papo Literatura Fatal (12.08, 15h30, Sesc-Senac Pelourinho).
Literatura Negra: Lugar também de resistência do povo negro, a Flipelô terá presença marcante de escritores e poetas negros. Como na conversa A Rua É Noiz – Poesia e Protesto, que colocará em diálogo o rapper Emicida e João Jorge, presidente do bloco afro Olodum (BA), com mediação de Larissa Luz. Já o sambista Martinho da Vila lança seu livro Conversas Cariocas, dia 11.08 (sexta-feira), às 19h. O livro é a reunião de crônicas que Martinho escreveu para o jornal O Dia do Rio de Janeiro.
Depois uma importante passagem pela Flip, em Paraty, a escritora, poetisa, romancista e ensaísta, Conceição Evaristo já é considerada uma das principais escritoras do país e referência para milhares de autoras e autores negras e negros no país. Conceição será uma das convidadas da roda de debate Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, na Flipelô, no dia 11.08 (sexta-feira), às 20h15, no Teatro Sesc Senac Pelourinho.
Poesia, música e saraus: A poesia povoará toda programação da Flipelô. No Café Teatro Zélia Gattai, acontece o projeto A voz edita, com declamações de poemas e a participação de 12 poetas brasileiros, com curadoria de José Inácio Vieira de Melo. Os saraus também trarão mais dinâmica à palavra escrita e cantada, com momentos espalhados por toda programação. Jackson Costa, Grupo Concriz e Rede Sonora estão entre os nomes confirmados.
Já a cantora Jussara Silveira apresenta O Violão e a Palavra, espetáculo musical em homenagem a Jorge Amado, acompanhada pelo violão de Luciano Salvador Bahia e mediada pelo músico e pesquisador Paquito, dia 11.08 (sexta-feira), às 21h30.
Festa dos Erês: As crianças terão espaço próprio dentro da programação da Flipelô. A Festa dos Erês terá desde lançamento de livros até contação de histórias. Tudo acontece no domingo (13.08), das 14h às 17h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho. Estão na programação os lançamentos de livro A Magia das Palavras, de Raíssa Martins, e Caixinha de Fósforos, de Mabel Veloso; contações de histórias com o Teatro Griô e cortejo da Boiada Multicor.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FLIPELÔ Festa Literária Internacional do Pelourinho
Quando: 09 a 13 de agosto de 2017
Onde: Centro Histórico de Salvador
Quanto: gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário